top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiego Gonçalves - New PJ

6 cuidados que você deve ter ao se tornar PJ


Situações importantes que podem fazer com que a sua empresa tenha problemas tributários no futuro


Ao tomar a decisão de se tornar um PJ, grande parte dos prestadores de serviços se deparam com diversas dúvidas quanto ao gerenciamento e à manutenção ativa da empresa.


Hoje, no Brasil, existe uma grande burocracia que infelizmente torna essa autogestão um pouco mais difícil.


Por conta de toda essa burocracia que envolve ter um CNPJ no país, temos como dica principal procurar por empresas especializadas em prestação de serviços, como societários empresariais (quando o assunto for constituição e alterações de empresas) e serviços de natureza contábil (para apurações tributárias, cálculos de INSS, emissão de livro caixa, entre outros).


Caso você tenha acabado de se tornar um PJ, além de procurar uma empresa para lhe assessorar, se atente a algumas obrigações que devem fazer parte da sua vida a partir de agora para que não tenha problemas no futuro:


  • Abra uma conta corrente bancária em nome da Pessoa Jurídica e efetue os recebimentos e pagamentos procedidos da nova empresa através dela. Obs: Nunca misture a conta de Pessoa Física com a de Pessoa Jurídica.


  • Você precisa pagar o Imposto Simples Nacional através da guia DAS para que a sua empresa continue regularizada e emitindo notas.


  • Você pagará o INSS através do pró-labore, definido por você mesmo, por meio da Guia GPS.


  • De acordo com a Prefeitura do Município em que se encontra a sua empresa, é preciso pagar uma Taxa de Fiscalização de Estabelecimento a TFE, não se esqueça.


  • A partir de agora, você precisará entregar, mensalmente e anualmente, as declarações acessórias, como DEFIS, RAIS, DIRF, entre outras, para a Receita Federal.


  • E verifique a sua distribuição de Lucros para comprovação de Renda quando necessário

Se tornar PJ demanda uma atenção especial e é preciso estar sempre atento para que não tenha problemas com a Receita Federal, portanto não esqueça de se adaptar às novas responsabilidades e também não deixe de contratar uma empresa especializada no seu tipo de negócio para lhe assessorar.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


001.png
bottom of page