Lidar com questões burocráticas no Brasil é algo que causa receio na maioria das pessoas. Você com certeza já ouviu dizer que empresário no Brasil paga muito imposto e tem muita dificuldade para prosperar e de fato nosso regime tributário é bem detalhado e requer bastante conhecimento, por isso é indicado que um contador te ajude nesse processo. Mas será que isso é realmente importante para o profissional PJ?
O contador é o profissional habilitado e registrado pelo CRC – Conselho Regional de Contabilidade para fornecer assessoria e orientação aos empresários na legalização de seus negócios junto aos órgãos públicos.
O profissional PJ é o que atua no modelo de prestação de serviços com um CNPJ aberto e precisa prestar contas para a receita federal em relação ao seu faturamento. Não há nenhuma lei que obrigue o profissional a abrir sua empresa através de uma contabilidade, mas é um trâmite que exige bastante conhecimento dos detalhes burocráticos, e contar com a ajuda profissional nesse momento é recomendável, pois, além de otimizar o seu tempo, vai te garantir que tudo está sendo feito corretamente e evitar problemas futuros.
Além disso, todas as demais empresas que estão no regime tributário Simples Nacional (ME ou EPP), Lucro Presumido ou Lucro Total, são obrigadas por lei a ter o serviço de contabilidade após a abertura, pois o contador assina junto com os sócios as declarações contábeis da empresa. Esse profissional será o responsável pelas seguintes tarefas:
Alterações contratuais no Contrato Social;
Controle de certidões negativas de débito.
Registro de movimentos contábeis;
Elaboração de balanços e balancetes;
Preenchimento e arquivamento de livros contábeis;
Cálculo da folha de pagamento dos funcionários;
Cálculo do pró-labore dos sócios;
Cálculo de férias, rescisão e 13º salário;
Registro do afastamento de funcionários;
Registro de demissões e admissões;
Cálculo e emissão das guias de FGTS e INSS;
Transmissão do eSocial;
Fornecimento de orientação e assessoria tributária;
Elaboração de planejamentos tributários;
Escrituração e controle do movimento de notas fiscais;
Apuração e cálculo de impostos federais, estaduais e municipais;
Emissão de guias para o pagamento de impostos;
Envio de todas as declarações e obrigações acessórias exigidas pelo fisco.
Por isso, não deixe de contratar um serviço de contabilidade para sua empresa. Conheça nossos planos falando com o nosso time de especialistas clicando aqui.
Comments