top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiego Gonçalves - New PJ

A importância do DRE e do Balanço Patrimonial na sua empresa


Saber como anda o desempenho e a saúde financeira da sua empresa é primordial para qualquer empresário, principalmente quando passa a profissionalizar a gestão dos negócios e busca excelência em seu gerenciamento.


Para que você entenda o que de fato é o DRE e o Balanço Patrimonial e para o que eles servem, nós preparamos este post para que você elimine todas as suas dúvidas.


Para começar, nós vamos ao que é o Balanço Patrimonial, também conhecido como balanço financeiro ou balanço contábil, um dos relatórios que te ajudam a saber como está a situação financeira da sua empresa. Ele é obrigatório por Lei e nele é levado em conta um período específico, que geralmente é de um ano, e fatores de qualidade e quantidade, demonstrando a situação da empresa no mercado, assim como o seu valor. Inclusive quem é MEI deve apresentar o Balanço, pois esse documento pode ser um pré-requisito para quem quer participar de licitações em órgãos governamentais, mesmo não sendo obrigatória a sua apresentação nesse regime.


O balanço patrimonial deve ser composto por ativos (bens e direitos), passivos (obrigações) e patrimônio líquido de um determinado período. Esses dados servem para que a empresa consiga alcançar o equilíbrio.

Ativos são todos os bens, direitos e recursos do negócio, tudo aquilo que possa gerar algum valor econômico, como contas a receber, móveis, máquinas, títulos públicos privados, investimentos financeiros, veículos, equipamentos, etc.

Passivos: são todas as obrigações financeiras, as despesas e as dívidas, como salário de funcionários, pagamentos de contas, empréstimos feitos, impostos, etc.

Patrimônio líquido: é o total de recursos investidos e pelas reservas de capital feitas, é a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo. Quando o ativo é maior do que o passivo você enxerga o patrimônio líquido. Já o contrário, em que o passivo é maior do que o ativo, o resultado é chamado de passivo a descoberto, que se torna patrimônio líquido no balanço social.

Obter os dados do Balanço Patrimonial é muito importante porque é ele quem vai te ajudar tomar decisões mais certeiras e direcionar o seu negócio com mais segurança passando as necessidades operacionais ou financeiras, fornecendo dados e parâmetros para planejamento estratégico e tributário, te fazendo evitar processos judiciais e administrativos, relacionando o desempenho histórico do negócio, e do seu patrimônio, te fazendo analisar e definir reduções de custos e na administração de riscos e, também buscando a diminuição da carga tributária.

Caso a empresa não realize a escrituração adequadamente e deixe de apresentar o Balanço Patrimonial, ela terá que lidar com as seguintes questões?

• Falta de compliance com a legislação fiscal;

• Impossibilidade de usar os dados fiscais e contábeis como argumento de defesa em casos de processos tributários;

• Impossibilidade de analisar o desempenho da empresa de acordo com a competência;

• Ficar impedida de distribuir lucros isentos acima da presunção;

• Dificuldade para determinar a parte cabível a cada sócio em caso de dissolução da sociedade;

• Sua ausência também impede a apresentação de requerimento de recuperação judicial da empresa, uma vez que, nesse caso, o documento é imprescindível, segundo a Lei 11.10| 2005.

Já o DRE é um relatório contábil que evidencia a situação financeira da empresa tendo como ponto de partida as atividades operacionais e não operacionais dentro de um intervalo de tempo, demonstrando assim se existe lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo, que geralmente é de 12 meses (janeiro a dezembro), o que não impede que seja elaborado mensal ou trimestralmente. Ele vem complementar o balanço patrimonial.

Juntamente com o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, o DRE é o terceiro relatório mais importantes para a gestão do negócio.


Vale lembrar que o DRE deve ser formulado de acordo com o princípio do Regime de Competência, em que as receitas e as despesas sejam lançadas no período que aconteceram e não só quando foram recebidas ou pagas.

Pelas leis 6.404|76 e 11.638|07,esse relatório é obrigatório para todas as empresas, exceto MEI, no entanto, a importância desse documento vai além do cumprimento das exigências contábeis e fiscais. Ter este controle também é essencial para o sucesso do seu negócio, fazendo com que a administração consiga saber o que se deve mudar ou manter.

O DRE é feito da seguinte forma:


( – ) Custos ( = ) Lucro Bruto ( – ) Despesas Operacionais ( = ) Lucro Operacional ( +-) Resultado não Operacional ( = ) Lucro Antes de Impostos sobre a Renda ( – ) Impostos ( = ) Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido

Independentemente da ordem desses fatores, o DRE deve mostrar como o lucro é composto ou se há prejuízo como resultado das operações da empresa. Essas são as informações essenciais para que você empresário tenha uma visão detalhada da situação financeira da sua empresa.

Ainda está confuso? Quer esclarecer mais pontos essenciais? Nós da New PJ estamos aqui para te ajudar e encontrar o melhor caminho! Entre em contato com a gente! Acompanhamos todo o processo para que você não precise se preocupar, cuidamos de todas as suas obrigações contábeis, seja por telefone, e-mail e até mesmo pessoalmente, porque somos a junção da tecnologia com o acolhimento tradicional.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


001.png
bottom of page