top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiego Gonçalves - New PJ

Afinal, você sabe o que é preposto?


Descubra o que é e como funciona o preposto na sua empresa.

Se você não tem ideia do que seja, ou só tem uma noção, preste atenção neste post que ele pode servir para você identificar o que é e se precisa para a sua empresa, ou não. 

Para começar, preposto no Brasil é o representante, ou seja, uma pessoa que pode falar por outra em nome dela. 

Bom, pareceu simples, mas para os negócios não funciona bem assim, não é qualquer pessoa que pode ser preposto, mesmo que haja preposto profissional, mas calma que já chegaremos nesse ponto. 

De acordo com a Constituição Federal, preposto é a pessoa que age em nome de uma empresa, entidade ou negócio por indicação do dono/proprietário, seja para qualquer fim que precise de ume representação oficial. 

Geralmente pode ser designado a preposto o contador, o gerente, um vendedor, um representante comercial e até mesmo o advogado da empresa, porém há uma diferença entre eles. Veja o que pode fazer mais sentido para você, empresário PJ, quando falamos em preposto. 

Bom, o gerente é um empregado/colaborador da empresa, ele está permanentemente no exercício da empresa. Caso a lei não exija poderes especiais, o gerente é automaticamente autorizado a responder no que for necessário em nome da empresa. Ah! Dois ou mais gerentes podem ser prepostos. 

Porém, o proponente vai responder com o gerente pelos atos que praticados em seu próprio nome, mas em razão daquele. 

O contador é quem sabe de todas as tramitações comerciais da sua empresa, os registros lançados nos livros e fichas como preponente, talvez seja o preposto mais assertivo para representar você, empresário PJ. 

Para uma frente comercial mais técnica é possível ter um representante comercial ou vendedor como preposto, porém há restrições como por exemplo na venda de seguros, onde é preciso que o corretor seja devidamente regularizado com certificação da Superintendência de Seguros Privados (Susep). 

Vale ressaltar que o preposto precisa de uma autorização por escrita para que exerça seu papel, e de uma autorização expressa para que possa negociar por conta própria ou de terceiros; caso ele não tenha essa autorização e tenha realizado todas as ações descritas, terá de responder um processo por perdas e danos e o seu preponente vai reter os lucros da operação. 

Tudo isso não quer dizer que o proponente não seja responsável por qualquer ação que o preposto tenha feito ou exercido em seu nome.

Será que preciso de um preposto?

É essa pergunta que você deve ter se feito agora não é mesmo? Bom, não há uma resposta exata para isso, você empresário deve analisar com calma e detalhadamente quais processos e situações em que valem a pena colocar um preposto.

Ainda está com dúvidas sobre Preposto?

Achou meio complexo o assunto, quer se aprofundar mais para entender melhor como o preposto pode, ou não, se aplicar para você?  Vem falar com a gente, a New PJ está sempre aberta para esclarecer suas dúvidas e solucionar os possíveis problemas da sua empresa, entre em contato com a gente. Não deixe suas dúvidas atrapalharem seus negócios, nós temos a solução ideal par ao que você precisa!

252 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


001.png
bottom of page