top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiego Gonçalves - New PJ

As mudanças das relações de trabalho: CLT para PJ


Saiba quais cuidados o novo PJ deve tomar para não se prejudicar.

Você já deve saber que as relações de trabalho vem se modificando radicalmente ao longo dos últimos anos, tanto no Brasil, quanto no mundo. Mas vamos focar no nosso país, onde vivemos.

Durante muito tempo o Brasil possuiu uma Lei Trabalhista que não acompanhou as evoluções do mercado de trabalho, e à medida em que as gerações passavam, e a sociedade evoluía, essa lei foi ficando ultrapassada e com muitos buracos. Cheia de burocracias complexas e com uma alta carga tributária, as empresas passaram a assumir riscos com seus funcionários de maior confiança, propondo uma mudança na relação de trabalho, tornando-os PJs oferecendo uma remuneração mais atrativa e mais liberdade no trabalho.


Essa prática foi se tornando comum, porém com muitos desequilíbrios entre as partes, felizmente com a reforma da CLT em 2017 essa relação de trabalho ganhou regras e proteções para ambos os lados.


Claro que tudo tem seus dois lados, ao se tornar um PJ o trabalhador que era CLT se depara com a alta burocracia e o custo Brasil para manter a sua empresa em atividade.


Ainda assim motivado pela maior remuneração imediata no acordo desta nova relação, o novo empresário precisa se atentar a alguns pontos importantes:


- Primeiro de tudo é escolher o tipo de empresa que irá constituir, ela deve ser pensada em seu contexto social atual. Porque além de constituir o novo negócio, isso vai te proteger de problemas futuros;


- Tome uma decisão quanto ao Pró-labore e mantenha o plano Previdenciário;


- Atente-se à sua contabilidade, ela precisa ser eficaz para poder distribuir os lucros e manter o padrão financeiro desejado;


- Cumpra todas as exigências dos órgãos públicos para evitar multas administrativas desnecessárias;


- Escolha a melhor forma de tributar os seus impostos;


- Obtenha uma melhor gestão financeira e não misture as contas da sua nova empresa com suas contas pessoais;


- Em hipótese nenhuma compre carros ou bens em nome da empresa, não use cartão de crédito de PJ para usos pessoais ou cartão de crédito da PF para uso da empresa;


- E nunca registre os empregados domésticos na nova empresa.


No meio de toda essa complexidade, ao se tornar PJ, o novo empresário precisa ter confiança a um profissional contábil que poderá assessorá-lo nessa nova fase. Este é um novo tipo de relação de trabalho para você que acabou de se tornar um PJ de uma maneira repentina, sem que tivesse tempo para adquirir muito conhecimento sobre o assunto.

Saiba que nós, da New PJ, vivemos essa sua dor. Estamos há quase 10 anos atendendo de perto o profissional que acabou de se tornar PJ, e por este motivo criamos as soluções ideais para te deixar tranquilo com todos esses assuntos que não são relativos à sua profissão. Não importa se você é um representante comercial, o vendedor, um franqueado, um agente de turismo ou um profissional administrativo.

A New PJ atende hoje mais de 100 profissionais que se tornaram PJ e precisam agir como empresários dando todo o suporte que você precisa, desde a emissão de notas fiscais para poder receber seus rendimentos, quanto as apurações tributárias e a entrega de todas a burocracias ao governo, como a administração das contas e separação das operações de PJ e PF, blindando o empresário de qualquer risco tributário.

Queremos que você continue performando em sua atividade e deixe que nós administramos como um todo a sua empresa. Acreditamos que todo profissional, independentemente da relação de trabalho que mantém com seu empregador, precisa dormir em paz e ter a certeza de que tudo está devidamente correto e organizado.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


001.png
bottom of page