top of page
Buscar
Foto do escritorDiego Gonçalves - New PJ

Cai na malha fina e agora?

Um dos maiores medos dos brasileiros na hora de declarar o IR é o tal do “cair na malha fina”. Esse termo é usado quando a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) apresentada à Receita Federal possui inconsistências ou omissões que precisam ser corrigidas. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como erros no preenchimento das informações, divergências entre os dados declarados e os documentos enviados, ou até mesmo a falta de documentos necessários para comprovar as informações declaradas.


Diante dessa situação, é importante que o contribuinte consulte a Receita Federal para verificar o motivo pelo qual a declaração foi retida. Depois disso você deve providenciar os documentos necessários para corrigir as informações. Isso pode incluir o envio de documentos como comprovantes de rendimentos, recibos médicos e outros documentos que possam comprovar as informações declaradas na DIRPF.


Após reunir a documentação, o contribuinte deve retificar a declaração do Imposto de Renda, corrigir as informações incorretas ou omitidas e aguardar a análise da Receita Federal. Em alguns casos, a retificação da declaração pode ser suficiente para resolver as pendências e regularizar a situação, mas em alguns casos mais complexos, pode ser necessário comparecer pessoalmente a uma unidade da Receita Federal.


É importante ressaltar que, enquanto a sua declaração estiver retida na malha fina, não haverá previsão do recebimento da restituição do Imposto de Renda, caso tenha direito a ela. Portanto, é fundamental resolver as pendências o mais rápido possível para evitar prejuízos financeiros e o bloqueio do seu CPF.


E para te ajudar com isso, conte com a New PJ, clique aqui entrando em contato com um dos nossos especialistas.

4 visualizações0 comentário

Comments


001.png
bottom of page