top of page
Buscar
Foto do escritorDiego Gonçalves - New PJ

CNPJ Inapto? Saiba o que fazer


Você Prestador de Serviços PJ, deixou de apresentar as declarações da sua empresa nos últimos dois anos? Mesmo que ela esteja inativa é preciso apresentar algumas declarações para a Receita Federal, e por isso muito provavelmente o seu CNPJ deve estar inapto.

Mas afinal, o que é ter o CNPJ inapto? Bom, ter o CNPJ inapto quer dizer que a empresa está impedida de atuar normalmente, ela não pode fazer praticamente nada, pois fica sem poder emitir nota fiscal, realizar operações comerciais, movimentar contas bancárias e participar de licitações. Além de o empresário ser impedido de participar de novas inscrições, ter baixa no ofício da respectiva inscrição, ter os documentos fiscais invalidados e os sócios serem responsabilizados pelos débitos em cobrança.

Ah! Mas antes de avançar no assunto, queremos te lembrar que CNPJ inapto é diferente de CNPJ inativo, inatividade indica que a empresa está sem movimento.

Realmente ter o CNPJ inapto é um problema, mas tem solução, não se desespere. A primeira coisa a se fazer para regularizar a situação e deixar de ter o CNPJ inapto é:

  • Procurar uma empresa de contabilidade para lhe assessorar

  • Promover uma procuração digital outorgando poderes para representar sua empresa perante aos Órgãos Públicos

  • Obter um diagnóstico completo da situação atual da empresa perante aos órgãos Públicos.

  • Separar todas as informações fiscais que você possuir

Após estar com o diagnóstico em mãos e todas as orientações de ações em mãos, é hora de agir. Geralmente o maior causar de situações Inaptas são a falta de envio de declarações acessórias mensais e anuais para a Receita Federal. Estas declarações quando não entregues durante aproximadamente 1 ano automaticamente faz o sistema de Receita Federal enquadrar o CNPJ como inapto.

O início da regularização começar pela entrega de todos os meses que foi deixado de entregar pelo período máximo de 5 anos. Entretanto por fazer essas entregas fora do prazo correto, será cobrada uma multa de R$200,00 a R$ 500,00 por declaração entregue fora do prazo. Essas multas tem a possibilidade de obter um desconto de até 50% pela Receita Federal realizando o pagamento no prazo de 30 dias.

Depois da regularização de todas as declarações acessórias que foram deixadas de enviar, seu CNPJ volta a ficar ativo em até 72 horas.

Após esse passo, é hora de negociar os possíveis débitos em aberto. Os débitos não irão lhe impedir de reiniciar suas atividades operacionais e emissões de NFs, porém a não negociação irá sofrer penalizações de multas e juros, além de protestos em nome da empresa e dos sócios e falta de certidão negativa da empresa que atrapalha em busca por créditos e compras de produtos e serviços.

Mas se você tem a intenção de fechar a sua empresa, antes de iniciar o processo de baixa completa, é necessário também regularizar a situação de inaptidão, tornando a empresa ativa novamente e aí sim poder iniciar o processo de baixa.

Hoje em dia já é possível fechar empresas com débitos de taxas e impostos, porém esses débitos vão direto pro CPF dos sócios deixando a situação já com restrições de créditos. Diferentemente de quando os débitos ainda estão na empresa não atrapalhando diretamente o CPF dos sócios.

NewPJ

Ainda restam dúvidas sobre o seu CNPJ? É sempre bom ter uma assessoria contábil para não cair em armadilhas. Entre em contato com a gente da NEW PJ, estamos aqui para te ajudar a encontrar o melhor caminho. Acompanhamos todo o processo junto com você para que nada passe desapercebido. Além disso, cuidamos de todas as suas obrigações contábeis, seja por telefone, e-mail e até mesmo pessoalmente, porque somos a junção da tecnologia com o acolhimento tradicional!

58 visualizações0 comentário

Comments


001.png
bottom of page