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  • Foto do escritorDiego Gonçalves - New PJ

Como criar um plano de negócios para o profissional PJ?

Atualizado: 1 de abr.

Existem muitas formas de atuar como profissional PJ, seja prestando os seus serviços ou vendendo seus produtos, mas em nenhuma dessas opções pode faltar um plano de negócios.

Essa é uma ferramenta essencial para seu sucesso empreendendo.


Plano de negócios é um roteiro que vai descrever o funcionamento, estrutura e tudo o que você precisa para abrir o seu negócio. E nós da New PJ vamos te dar algumas dicas de como construir o seu, pensando em todos os detalhes.


A primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar. A pesquisa é fundamental para que conheça o mercado que pretende atuar. Analise sua concorrência e as necessidades do seu público alvo. Dessa forma você consegue saber exatamente como oferecer seus produtos.


O passo seguinte é definir suas metas e objetivos com base na sua pesquisa. Comece pensando onde você quer chegar e faça o passo a passo de como iniciar e o que você precisa para chegar até o final.


A partir disso você precisa pensar na estrutura e gestão da sua empresa. O que você vai precisar para começar a operar em relação a espaço, equipamentos e pessoas.


Com essas informações você precisa fazer a análise financeira. Partindo do quanto precisa de investimento para começar e o quanto precisa mensalmente para que a empresa se pague e você tenha lucro. Pode parecer difícil no começo, mas é mais fácil do que parece, veja o exemplo abaixo:


Digamos que a sua meta é ter o faturamento líquido de 5.000 reais mensais, o que você precisa fazer para chegar até esse objetivo?


  • Definir o valor do seu produto

  • Definir a quantidade de produtos ou clientes você precisa para chegar a esse faturamento


Se o seu produto custa 50,00 é só você dividir a sua meta (5.000,00) pelo valor do seu produto (50,00) e você terá a quantidade de produtos / serviços que precisa vender mensalmente: 100.


Com essa informação você consegue definir as tarefas que te levarão ao seu objetivo final.


E por fim, crie a estratégia de vendas e marketing, sabendo o mercado e o seu público alvo fica mais fácil de criar anúncios e direcioná-los para quem realmente vai precisar daquilo que você oferece.


Dica valiosa: Crie um cronograma e tarefas com descrição, quem é o responsável e data de início e conclusão. Isso vai te ajudar a traçar um plano mensal, semanal e diário para atingir seu objetivo


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