Saiba como funciona o pedido para a sua empresa e se você tem direito a eles
Se você ainda não sabe qual a diferença entre Compensação e Restituição de Impostos, preste atenção neste post porque nós, da New PJ, vamos te esclarecer exatamente como funciona cada uma das opções, assim você também analisa qual delas é a melhor escolha para a sua empresa.
Para começar, e para que você entenda, tanto a compensação quanto a restituição são geradas a partir do momento em que a sua empresa paga mais impostos do que deveria, quando isso é verificado, você empresário pode pedir ao órgão responsável que realize a devolução ou compensação desse dinheiro.
Você agora deve estar se perguntando como isso acontece, certo? Bom, isso acontece, por exemplo, quando você paga o imposto de renda (IR) com base na presunção da sua receita e aí, ao fechar o balanço e calcular o lucro real, percebe que pagou mais IR do que de fato precisava.
Pois bem, comprovado esse pagamento, a compensação e a restituição do imposto de renda são maneiras de recuperar esse dinheiro de tributos que foram para o governo. Veja na tabela abaixo quais tributos federais são qualificados para que haja a compensação ou restituição:
Diferença entre Compensação e Restituição
Basicamente a diferença entre as duas opções está na forma em que você receberá de volta os valores pagos a mais.
Na restituição, a empresa, depois de notificar quais foram esses valores pago a mais, solicita que o montante seja devolvido, semelhante ao que acontece com a restituição anual de imposto de renda de pessoa física (IRPF).
Com isso, a Receita Federal processa o pedido e os documentos concedidos e analisa autenticidade das informações dispostas, caso sejam confirmadas, o valor é transferido para as contas da empresa acrescido de juros baseados na taxa Selic. Porém, se a Receita Federal entender que a sua empresa não tem direito a esse crédito, não haverá o que receber e nem o que pagar.
Agora, na compensação, a empresa faz esse tramite de notificação dos pagamentos realizados, mas ao invés de receber o valor em conta, ele é devolvido compensando impostos que precisam ser pagos em determinado mês. Devidos, ou seja, você não terá o dinheiro de volta na conta da empresa.
Mas cuidado, caso o governo não confirme a autenticidade do seu pedido, a empresa pagará esses impostos com juros e multas, por isso, é importante ficar atento e só utilizar essa opção caso haja provas documentais e certeza do crédito.
Planejamento Tributário
É preciso prestar muita atenção quando o assunto é imposto, fazer um planejamento tributário pode evitar atrasos, multas e gastos desnecessários. Para isso você pode contar com a New PJ, sabemos exatamente o que a sua empresa precisa para realizar e colocar em prática o Planejamento Tributário, apurando e te alertando para os pagamentos dos impostos sem erros.
Entre em contato com a gente! Vai ser um prazer te atender!
Comments