Entenda melhor como funciona ter um CNPJ aberto e quais são suas vantagens.
E agora? Você recebeu uma proposta dessas, ou está pensando no que vale mais a pena para você? Difícil, né...
Saiba que você não está só, essas questões permeiam as cabeças de milhares de profissionais no mercado de trabalho e que vão além das diferenças legais entre os dois regimes, há também um modus operandi de funcionar que permeia as mentes em diferentes direções.
Não é de hoje que o mundo anda revendo as formas e a relação de trabalho, e querendo ou não, as dúvidas passam a aparecer, e as escolhas acabam sendo mais difíceis por haver diferentes prioridades na vida das pessoas, mas saiba que independentemente da sua escolha, a estabilidade só chega com uma vida financeira organizada.
Mas trabalhar como PJ, vale a pena?
As relações de trabalho passaram a mudar justamente porque as pessoas, de modo geral, querem ganhar mais naquele momento da vida, ter liberdade para trabalhar como, quando e de onde quiserem, bem como de aceitar ou não os trabalhos solicitados e prestar serviços para várias pessoas ou empresas ao mesmo tempo.
A gente sabe que nem todo PJ atua de casa, somente atendendo outras empresas via internet, e mais que isso, nós da New PJ acreditamos que o PJ nada mais é do que um empresário que presta seu serviço para outras empresas e não somente uma peça de manobra das organizações que optam por esse modelo para pagarem menos tributos aos seus colaboradores.
Claro que nem tudo são flores, há desafios a serem cumpridos ao escolher seguir com esse regime. Os impostos variam de acordo com a remuneração, é preciso ter disciplina para trabalhar, estipular os próprios horários e entregas, com comprometimento e cumprindo o que foi acordado com quem te contratou.
Lembre-se que é muito importante você comparar as opções de trabalho de acordo com a sua remuneração líquida, horas trabalhadas e os benefícios que porventura você tenha.
E como é o CLT?
Esse é o regime mais conhecido, foi implementado ainda por Getúlio Vargas, e o colaborador dispõe de mais regras para exercer sua função, mas nele também existem outros benefícios estabelecidos por lei, como férias, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), plano de saúde, vale-refeição, vale-transporte, entre outros. Mas nem tudo é de fato como parece, ao analisar somente essas vantagens a opção mais interessante vai parecer óbvia.
Lembre-se que em tudo também há desvantagens, principalmente dependendo da sua situação e do seu objetivo.
Apesar dos benefícios, o salário registrado na carteira não é o dinheiro que realmente vai cair para você no dia do pagamento, ele sempre vai ser menor devido a tantos impostos que devem ser pagos, como o INSS, o imposto de renda e talvez os vales de alimentação podem ser descontados do valor que receber.
Considere também que quem trabalha nesse regime precisa cumprir uma rotina fixa e um horário determinado a cumprir, algo que em via de regra não deveria acontecer com prestadores de serviço que são PJ.
Depois de analisar tudo isso, é hora de decidir de fato. Primeiro se pergunte qual o seu principal objetivo, e quais as vantagens para que ele aconteça de acordo com o regime que você escolher.
Dica amiga:
Comece fazendo um Plano de Desenvolvimento Individual considerando que ele seja possível de ser alcançado de acordo com o seu critério de valores, faça uma lista com fatores que correspondam a esses critérios.
Fatores que respondem ao seu critério em ordem aleatória:
Com essa lista em mãos, numere-a por ordem decrescente de valores importantes para você no momento atual da sua vida.
Fatores que respondem ao seu critério em ordem decrescente:
Depois oculte essa coluna de numeração e ordene os itens em ordem alfabética, dessa forma, na próxima etapa, você será menos influenciado pelo critério de importância que já exercitou.
Fatores que respondem ao seu critério em ordem alfabética:
Agora classifique dando notas de 1 a 10 para cada um dos fatores já ordenados alfabeticamente comparando os regimes CLT x PJ:
O próximo passo é abrir novamente a coluna em que você classificou por peso cada item e multiplicar pela nota dada para cada regime:
Feito isso, agora é hora de some os dez fatores e veja o valor
Quando terminar esse Termômetro de Decisão, estará diante de um indicador confiável para que enfim direcione sua escolha da melhor maneira possível e sem arrependimentos depois.
Mesmo assim não consegue se decidir? Vem falar com a gente, quem sabe a New PJ consegue te ajudar nessa escolha! Estamos disponíveis para um bate-papo e fazer essa reflexão junto com você. Entre em contato com a gente! Vamos conversar!
Referência Bibliográfica: Felicidade dá Lucro – Márcio Fernandes – Companhia das Letras
Comments