top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiego Gonçalves - New PJ

Porque é importante ter a Conta Corrente PJ?


Após abrir sua empresa, escolher um banco e abrir uma conta corrente PJ é um dos passos mais importantes no conjunto de formalidades necessárias para iniciar uma atividade empresarial


A importância de abrir uma conta corrente PJ para sua empresa ultrapassa as razões administrativas e de gestão do seu negócio, ela determina que os bens e direitos dos sócios nunca devem ser misturados com os bens e direitos da empresa, evita o aumento da carga tributária e o pagamento de mais impostos. Além, é claro, de melhorar as linhas de créditos, obter a geração de cobrança (boletos), e até mesmo a emissão de cheques.

Você, como PJ, apura seus impostos com percentuais bem menores do que os percentuais apurados de PF, que chegam até 27,5%. Ao misturar essas movimentações na sua conta corrente PF, o fisco pode lhe cobrar impostos de PF até 27,5% de acordo com toda a movimentação que ocorre em sua conta.

Lembrando que em 2017 a Receita Federal passou a receber os arquivos transmitidos mensalmente pelas Instituições Financeiras, o chamado e-Financeira, que é mais um braço do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o fisco passou a obter todas as informações do que acontece de verdade com as Pessoas Físicas e Jurídicas através de cruzamentos de informações, com isso se deu o fim do sigilo bancário, o que faz sentido que você tenha uma conta PJ para lidar com os valores da empresa.

Outro fator muito importante para que você abra uma conta corrente PJ é fazer uma gestão, mesmo que simples, das despesas do seu negócio e assim avaliar com melhor precisão as condições financeiras e de rentabilidade da sua atividade profissional sem que haja uma mistura com a sua conta pessoal.

Passe a adotar esses procedimentos e comece a fazer os controles de forma separada, só assim o seu contador poderá distribuir lucros precisos em sua Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), e nunca se esqueça que receitas e despesas da empresa são definitivamente da empresa, despesas dos sócios são despesas pessoais e nunca devem ser misturadas, assim você sempre evitará problemas tributários e saberá a verdadeira rentabilidade do seu negócio.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


001.png
bottom of page