top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiego Gonçalves - New PJ

Quem é o profissional PJ?

Após a Pandemia temos visto muita movimentação de mercado de profissionais optando pelo modelo de trabalho PJ. Mas afinal, o que é o modelo PJ e quem é esse profissional?

O profissional PJ é o prestador de serviços individual que atende emitindo uma nota fiscal através de uma empresa, ou seja, um CNPJ aberto. Esse profissional não possui vínculo empregatício, não pode contratar funcionários, não possui um estabelecimento de trabalho e nem alvará de funcionamento, para isso é preciso entrar no regime de Micro e Pequena Empresa, com diferentes atuações e tributações. Também não tem exclusividade de contrato, o que dá a possibilidade de múltiplas fontes de renda. E é nesse momento de crescimento, que muitos profissionais confundem o que é permitido ou não nesse modelo de trabalho.

O modelo de contratação PJ, nada mais é do que uma relação comercial entre duas empresas, ou seja, 2 CNPJ, onde uma contrata os serviços e a outra entrega o que foi combinado. As vantagens de atuar nesse modelo são inúmeras como:


  • Horário de trabalho flexível - Não existe lei em relação a quantidade de dias ou horas de trabalho para o profissional PJ. Você faz o seu próprio horário de acordo com suas entregas.

  • Autonomia - Você escolhe os projetos em que quer atuar

  • Múltiplas fontes de renda - Você pode atuar em vários projetos e com isso pode montar sua renda de acordo com sua disponibilidade de trabalho.

  • Menos impostos - O modelo PJ recolhe menos impostos do que o trabalho CLT, mas você não tem os benefícios de 13º, férias e FGTS.

Por todos esses motivos, esse modelo de trabalho tem atraído tantos profissionais. O Brasil soma hoje mais de 21 milhões de CNPJ ativos, e apesar de tantos atrativos, para atuar nesse regime é preciso estar atento a algumas dicas:

  • Organização Financeira - Esteja sempre com suas obrigações fiscais e tributárias em dia. Além disso, tenha uma reserva financeira, pois as movimentações de mercado podem afetar seu faturamento mínimo mensal.

  • Disposição para cuidar e desenvolver o seu próprio negócio - Entenda que cuidar e desenvolver o seu negócio só depende de você, pois comprometimento com suas entregas é fundamental para o sucesso da sua empresa.

  • Contratos bem definidos - Tenha todos os detalhes bem elaborados e definidos em seu contrato, especialmente aos gastos adicionais que o projeto pode ter.

  • Networking - Esteja sempre atento a oportunidades de networking, conhecer e se conectar com pessoas vai fazer seu negócio decolar. Muitas vezes o seu próximo cliente está do seu lado na fila do banco e vocês só precisam conversar.


Caso você ainda tenha dúvidas sobre o modelo de trabalho PJ, entre em contato com nosso time de especialistas no link de whatsapp do nosso site e tire todas as suas dúvidas. Nós vamos encontrar a melhor opção para você.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


001.png
bottom of page