top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiego Gonçalves - New PJ

Você sabe como escolher o melhor regime tributário para a sua empresa?

Continuando a série de artigos que te explicam o que você precisa saber para abrir a sua empresa, hoje vamos falar sobre regime tributário (clique aqui para ler sobre porte e tipo jurídico)


O regime tributário é o que determina os impostos que a sua empresa pagará e como serão cobrados. Atualmente no Brasil os regimes existentes são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e a escolha depende do faturamento, porte e atividade exercida. Vamos ver em detalhes cada um deles:


Simples Nacional - é o mais comum e atende microempresas e empresas de pequeno porte. Tem o objetivo de facilitar o recolhimento de impostos e por isso os tributos são cobrados em uma única guia, a DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional.  Outra característica importante, é a tabela com alíquotas reduzidas aplicadas de acordo com a atividade e faturamento da empresa.


Para se enquadrar no Simples Nacional é preciso que a empresa atenda alguns requisitos, os principais são:


  • Faturamento anual de até R$ 4,8 milhões;

  • Atividade exercida na lista de CNAEs permitidos para o Simples Nacional;

  • Sócios apenas pessoas físicas morando em território nacional;

  • Não ter qualquer débito junto à Receita Federal, Estadual, Municipal e Previdência ou Governo.

Lucro Presumido - Esse regime é destinado a empresas com faturamento anual de até 78 milhões. Os impostos são cobrados através de uma previsão de lucro calculado pelo faturamento do ano anterior com base em uma tabela de alíquotas fixa. Além disso, a frequência dos impostos é diferente: PIS, Cofins, ISS, ICMS e IPI  são recolhidos mensalmente, já o IRPJ e a CSLL trimestralmente.


Lucro Real - O Lucro Real é destinado a empresas com faturamento maior do que 78 milhões. Os impostos são calculados através do lucro efetivo da empresa, ou seja, quanto maior o lucro, maiores os impostos, e no caso de prejuízos, a empresa é dispensada do pagamento.


É importante dizer que atuar no regime incorreto pode gerar problemas fiscais que podem resultar em autuações e multas, além de pagar mais impostos do que deveria, o que vai impactar diretamente no planejamento financeiro da sua empresa.


Para saber mais sobre todos esses detalhes entre em contato com o nosso time de especialistas e agende sua consultoria gratuita. Nós vamos tirar todas as suas dúvidas e indicar a melhor opção.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


001.png
bottom of page